Eclesiástico (37:16)

"A palavra é o princípio de qualquer obra, e antes de agir, é preciso refletir."

Bem, vindo catequista ao nosso blog!

Ensinar é muito bom. Aprender, dialogando,muito melhor! Principalmente quando esse diálogo é travado com pessoas do calibre como nossas irmãos de comunidade em Cristo. Perguntamos e respondemos. Investigamos e experimentamos. Sentimos e refletimos. Construímos e desconstruímos. (Quando estaremos prontos?) Aos poucos, nesse processo dialógico, vamos nos moldando ora como catequistas, ora como mães ou pais, ora como filhos ou catequisandos, e o tempo todo como amigos. E nessa intimidade, desvendamos medos, anseios e angústias inconfessáveis. Democratizamos as boas experiências. É uma troca de saberes e de não-saberes.Entre amigos, os Encontros e reuniões estreitam os laços de amizade e de irmandade do grupo que vislumbra mudança pela educação na fé.

Seja Bem vindo!! E não se esqueça de deixar um recado no nosso mural.

DIÁLOGO CATEQUÉTICO
Visite Nosso Perfil no Facebook.

Etimologicamente o termo “Diálogo” resulta da fusão das palavras gregas dia e logos. Dia significa “através”. Logos foi traduzida para o latim como ratio (razão). Mas têm vários outros significados, como “palavra”, “expressão”, “fala”, “verbo” e, principalmente, “significado” propriamente dito. Na acepção mais antiga da palavra, logos significa “relação”, “relacionamento”. Dessa maneira, o Diálogo é uma forma de fazer circular sentidos e significados. Isso quer dizer que quando o praticamos a palavra liga em vez de separar. Reúne em vez de dividir. Assim, o Diálogo não é um instrumento que busca levar as pessoas a defender e manter suas posições, como acontece na discussão e no debate. Ao contrário, sua prática está voltada para estabelecer e fortalecer vínculos e ligações, e a formação de redes; para a identificar, explicitar e compreender os pressupostos que dificultam a percepção das relações. Daí o nome de “redes de conversação”, proposto para as experiências de reflexão conjunta, geração de idéias, educação mútua e produção compartilhada de significados. O Diálogo é, por excelência, o processo através do qual identificamos e questionamos idéias e posições cristalizadas — os pressupostos sobre os quais se apóiam os nossos julgamentos, escolhas, preferências, ações. O Diálogo é mais do que uma técnica: é uma maneira de conduzir conversações que traz uma nova visão de mundo, de relacionamentos e de processos. Ao mesmo tempo, retoma práticas ancestrais de contato e de integração de grupos.

----------------------------------------------

Janeiro - Mês de planejamento

Caro Amigo Catequista, mais ano começa. Não podemos ser pegos de surpresa, por isso vamos planejar.

REPORTAGEM

Acompanhe nossas reportagens sobre o tema: Infância - Tesouro das comunidades. Uma serie de temas sobre esta fase importantissima da nossas vidas e muito material prático. Não deixe de Ler!

Centro de Formação e Vivência catequética Beato João Paulo II

Venha conhecer a proposta de ensino do nosso centro de formação!

EDITORIAL - 2013

EDITORIA - 2013


Comissão de catequese da Forania Santos Apóstolos – Arq. De Campinas – sp.
"Adormeci e sonhei que a vida era alegria; despertei e vi que a vida era serviço; servi e vi que o serviço era alegria." (Tagore)
A página que você está procurando neste blog não existe.
A página que você está procurando neste blog não existe.

Mural